nbnb

segunda-feira, 25 de maio de 2015

28 de Abril – Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho


Caminhada marca Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. A Caminhada, realizada pelo Fórum de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho do Estado da Bahia (Forumat), aconteceu nesta terça-feira (28), no Centro de Salvador.

Conscientizar e sensibilizar a sociedade quanto aos riscos de acidente de trabalho. Esse foi o objetivo da caminhada que marcou o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças no Trabalho, realizada na manhã desta terça-feira 28, no Centro de Salvador, com percurso do Campo Grande à Praça da Piedade.

Promovido pelo Fórum de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho do Estado da Bahia (Forumat), coordenado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o evento reuniu em torno de 100 manifestantes, representantes do governo, empregadores, trabalhadores e sociedade civil.

Para a presidente do Forumat, Jessevanda Galvino, também coordenadora de Relações do Trabalho e Documentação da Setre, “a realização da caminhada visa chamar a atenção da sociedade sobre os acidentes e doenças do trabalho”. 

É necessário que o investimento na segurança do trabalhador se torne praxe nas empresas”, destacou o diretor de Saúde do Sindicato dos Trabalhadores dos Postos de Combustíveis da Bahia, Antônio Lago.

Segundo estimativas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a cada ano morrem no mundo 2,3 milhões de pessoas em decorrência de acidentes ou doenças ocupacionais. Cerca de 350 mil mortes são causadas diretamente por acidentes fatais e cerca de 2 milhões são provocadas por doenças ou por acidentes associados ao trabalho. 

No Brasil, em 2013 foram registrados 737 mil acidentes de trabalho, revelando um pequeno aumento de 4% em comparação ao ano de 2012. As doenças de trabalho registraram 15,2 mil casos em 2013, mas reduziram 10 % em relação ao ano anterior. No país, 2.797 trabalhadores perderam a vida nesse mesmo ano em decorrência de acidentes fatais no trabalho - aumento de 1% em relação ao ano de 2012.

No Estado da Bahia foram registrados 21,5 mil acidentes em 2013, revelando redução de 8,2% comparativamente ao ano anterior e 624 casos de doenças laborais. Os acidentes fatais vitimaram 108 trabalhadores/as na Bahia em 2013, perfazendo um incremento de 2,9 % em relação ao ano anterior.


Fonte: Ascom/Setre - Tadeu Paz 28/04/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário